O projecto é uma iniciativa do centro de investigação iDiv e da Universidade de Leipzig conjuntamente com a freguesia de Castro Laboreiro e a Escola da Gallaecia.
A REGIÃO da serra da Peneda
A Serra da Peneda faz
parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é uma das áreas mais bem conservadas de todo o Parque. Na região de Castro Laboreiro, devido ao despovoamento da região ( ver video), os densos carvalhais têm regenerado, contribuindo positivamente para a biodiversidade. Entre as espécies ameaçadas da região contam-se o lobo, o corço, a víbora, a águia-real, tartaranhões e garranos. A
região está igualmente dotada de inúmeras lagoas naturais, assim como património construído de elevado
interesse como é o caso do Castelo de Castro Laboreiro e de um conjunto megalítico no planalto de Castro que conta com mais de 60 Mamoas (antas), sendo o maior
grupo deste tipo conhecido na Peninsula Ibérica.
Durante muitos anos na região castreja, persistiu um regime de transumância em que os pastores viviam nas regiões mais altas durante a estação do Verão em busca de pastos mais verdes para o seu gado, mudando-se durante o Inverno para as aldeias do vale do Rio Laboreiro para fugir aos longos nevões das zonas mais altas. Desta forma existem na região 3 tipos de aldeia: as aldeias de Verão ou Brandas, as aldeias de Inverno ou Inverneiras e os lugares fixos. Recentemente tem-se assistido ao abandono da pastorícia e também das Inverneiras, em parte devido às alterações climáticas e ao envelhecimento da população.
O abandono agrícola tem proporcionado a regeneração natural do Vale de Castro Laboreiro onde se localizam 20 aldeias inabitadas, entre as quais 18 Inverneiras. Nos últimos 10 anos as habitações dessas aldeias têm sido alvo de recuperação para turismo. Para mais informação sobre o património das Inverneiras (Ver Bolsa)
O projecto de reabilitação do Vale de Castro pretende de forma participativa trazer know-how para a região de forma a providenciar capacitação para repovoar e redinamizar a região de forma sustentável.
Questionários foram usados para aferir a visão da população para a região.
Serão organizados Workshops versando as temáticas do território, a reabilitação do património e o desenvolvimento local sustentável.
CURSOS anuais
Os cursos admitem um numero máximo de 8 pessoas.
O alojamento está incluido no pacote. O transporte até Castro Laboreiro terá que ser assegurado pelos participantes.
E-mail: minescabral@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário